2015年7月14日火曜日

Obon Matsuri = Festa das Lanternas (Cultura Japonesa)

Obon Yasumi 
Ola a todas!  Hoje eu gostaria de falar um pouco sobre os Festivais que acontecem nas ferias de Verão no Japão, chamado Obon Matsuri ou Festa das Lanternas.

O Obon Matsuri ou Festa das Lanternas é como o dia de finados  no Brasil, acontece em agosto por volta do dia 13 a 16 de agosto,  e é uma das tradições budistas mais importantes do Japão e celebrado há mais de 500 anos . 

O feriado de Obon, apesar de ser chamado de “feriado” não é um feriado oficial, ou seja, muitos estabelecimentos continuam funcionando normalmente. Mas outros ficam ate uma semana de folga. Mas, pela tradição, a maioria das pessoas costumam viajar nessa ocasião. O festival dura cerca de 3 dias, mas a data de início pode variar de acordo com a região.
O mês de agosto por ser o mês mais quente do ano as crianças ficam de ferias da escola o mês todo e  muitos japoneses aproveitam o calor para frequentarem as piscinas públicas e as belas praias existentes no arquipélago. Os Parques aquáticos também são bastante procurados e grande parte deles é observada a presença de ondas artificiais.



 Existem vários rituais nesse período e muitas pessoas por não saberem dessa cultura acabam participando principalmente do Matsuri sem saber o verdadeiro significado das danças e dos rituais. Por isso quero falar sobre cada um deles começando por cada ritual.


    RITUAL
O “obon” é um evento baseado na mentalidade budista, eles acreditam que nesta época os espíritos dos mortos retornam para o lar para reencontrar os familiares. Por isso, neste período as famílias se reúnem para receberem os espíritos dos antepassados e também oferecem alimentos nos altares (butsudan) para eles. Durante estes dias, as pessoas visitam o cemitério e aproveitam para limpar o túmulo, oferecer flores, incensos e velas.
Durante esse período, é normal sentir o cheiro intenso de Senko (incensos japoneses), vindo das residências e cemitérios.
MUKAEBI
Obon inícia-se com a “recepção aos mortos” quando uma lanterna (chamada de mukaebi) com o símbolo da família é acesa e pendurada em frente da casa para guiar os espíritos. Esse ritual repete-se todas as noites, porém algumas famílias preferem acender uma fogueira.
















Figuras de animais feitas com berinjela e pepino, com patas de gravetos, também são colocadas: o pepino representa o cavalo, que traz o espírito dos mortos com rapidez, e a berinjela o boi, cujo caminhar é mais lento.


Depois, verduras e frutas são servidas sobre folha de lótus ou de inhame no altar (butsudan) que fica no interior das residências japonesas. 



OKURIBON 





Três dias depois, os espíritos voltam para o mundo dos mortos. Novamente, a fogueira é acesa e recebe o nome de okuri-bi(fogueira da despedida). As pessoas levam os espíritos dos ancestrais de volta ao túmulo, com lanternas pintadas com o brasão da família para guiá-los em seu retorno. Esse ritual se chama Okuri bon.

Eles acreditam que o fogo da lanterna irá  iluminar o caminho devolta até o mundo dos mortos. O fogo também teria a função de espantar os maus espíritos que porventura tenham vindo junto. 


     Bon Odori 




















Além disso, o Bon Odori (盆踊) uma dança é feita ao som de flauta e taiko, para dar boas vindas e agradecer aos antepassados. Existem diversos estilos de dança que variam conforme a região、inclusive musicas de anime como 『Pokemon Ondo, Anpan-man Ondo』para as crianças e os jovens participarem da roda da dança. São realizadas em locais como parques, jardins, santuários ou templos. A maioria das pessoas vestem yukata (quimono de verão).


Cada país tem sua cultura não é? Mas o que se enfatiza nesse período de festival  é sobre o culto aos ancestrais ou seja aqueles que já não vivem mais neste mundo.  As orações são importantíssimas tanto para nós como para aqueles que ainda vivem, mas quando a vida chega ao fim, não há mais escolhas a serem feitas; temos que decidir antes  o caminho a seguir, para obtermos a salvação. Na bíblia diz que so existe 2 lugares no qual poderemos ir quando falecermos e não poderemos mais voltar como aconteceu com Rico e o Lázaro. "Lucas 16:19-31". 
As orações de outras pessoas podem expressar seus desejos pelos que ja faleceram , mas não vão mudar o resultado. O tempo para orar por uma pessoa é quando ele ou ela vive e ainda há a possibilidade de seu coração, atitudes e comportamento serem alterados (Romanos 2:3-9).

Espero que tenha ajudado e esclarecido sobre o Obon  e no proximo post continuarei falando mais sobre a cultura japonesa.



0 件のコメント:

コメントを投稿